O CRM cultiva relações duradouras com os clientes e gera mais valor para a empresa. Sim, exceder as expectativas ao longo da customer journey é possível.
A jornada do cliente é uma parte importante na estratégia de marketing de uma empresa, dado que ajuda a entender necessidades e a gerir expectativas, desenvolvendo estratégias eficazes para entender os seus clientes de forma mais clara.
É fundamental que o seu software de gestão esteja preparado para garantir que tudo isto é feito de forma rápida, eficaz e, principalmente, com os melhores resultados.
Dar ao cliente aquilo que ele precisa
A fórmula é simples: só conhecendo melhor o seu cliente é possível ir ao encontro dos seus principais interesses.
Para isso, é necessário mapear o seu percurso na empresa, desde o primeiro momento. Algumas das etapas comuns da customer journey incluem:
- Reconhecimento de um problema ou necessidade;
- Pesquisa de opções;
- Tomada de decisão;
- Aquisição;
- Utilização do produto ou serviço;
- Avaliação da experiência de compra.
À medida que estes momentos vão sendo descodificados é possível simplificar o ciclo de vendas. Os entraves diminuem e é assegurado um acompanhamento cuidado a quem compra.
O objetivo é receber as informações certas no momento certo – baseadas em experiências e interações anteriores – o que leva à ação das equipas e, consequentemente, ao sucesso das vendas.
Conseguir integrar estes dados com as restantes áreas da empresa significa ter uma visão completa das ações dos clientes e no atendimento prestado e a possibilidade de melhorá-lo sempre que necessário.
Bem-vindo ao mundo do CRM – Customer Relationship Management
Alcançar produtividade máxima para as suas equipas comerciais e de marketing: esta é a grande diferença que uma ferramenta de CRM faz na empresa.
Executar ações de angariação de novos clientes, automatizar ações de marketing, monitorizar a atividade da equipa de vendas com os atuais e potenciais clientes, analisar a informação em tempo real, de forma a antecipar-se à concorrência e a reagir com a máxima agilidade às mudanças do mercado.
Parece complicado. Porém, com as ferramentas ideais tudo fica mais fácil.
Principalmente se a informação estiver centralizada, com acesso imediato ao histórico detalhado de cada contacto – propostas, pontos de interação com cada área específica da empresa, produtos vendidos, visitas realizadas, novas perspetivas.
O CRM garante informação valiosa sobre o seu negócio – evolução das vendas e comparação com anos anteriores, lucro e rentabilidade de cada produto, total de visitas em número e tempo despendido, total da atividade em curso.
O melhor de tudo é que permite um planeamento mais eficaz dos recursos e uma melhor gestão do tempo através do acesso constante às agendas, controladas de forma automática; e ao desempenho comercial das equipas de vendas.
CRM e controlo ao pormenor, no PHC CS
Só assim conhece a real eficácia das suas campanhas de marketing – número de pessoas abrangidas, propostas efetuadas e valor potencial dos negócios baseados em campanhas –, imprescindíveis para a tomada de decisões estratégicas.
Elevar o desempenho das suas equipas de vendas com o PHC CS CRM
Todos os pormenores contam quando o objetivo é surpreender.
Uma solução de CRM permite tirar o máximo partido da automatização de ações de marketing, planeando lançamentos de campanhas de produtos ou serviços no tempo, anytime anywhere.
Ela potencia e personaliza as ações de venda, dado que o departamento comercial sabe quando e como deve acompanhar o seu cliente, apresentando as melhores propostas, na altura ideal.
Se por um lado ganha mais tempo para a captação de novas oportunidades, por outro, as equipas têm os seus objetivos de venda e de progressão clarificados, alinhados com os objetivos da empresa.
Ou seja, o mapeamento da jornada do cliente e a possibilidade de ir ao encontro das suas necessidades ajudam a definir as mais variadas estratégias, com um único objetivo comum: ao conseguir mais e melhor negócio, todos ficam a ganhar.
Procura uma solução CRM à medida da sua empresa?
Com o PHC CS, querer é poder.